Como a "cultura do cancelamento"​ atinge também a rotina dos médicos veterinários. - Agência Mercado Pet e Vet RJ - Marketing Digital, Branding, Cursos etc.

Como a “cultura do cancelamento”​ atinge também a rotina dos médicos veterinários.

Várias pessoas estão “praticando” o “cancelamento” em relação a classe veterinária há algum tempo e com o aumento do uso das redes sociais, esta situação piora cada vez mais. A partir deste contexto, os conselhos vêm publicando “notas de repúdio”, na tentativa de minimizar as consequências de críticas e “cancelamentos” praticados contra os médicos veterinários e seus estabelecimentos.

E veja bem, não estou isentando ninguém de culpa, mesmo porque, sou veterinária e não juíza. Porém, toda a história pode ter no mínimo “três lados”, certo? Acredito que, antes de “cancelar” ou condenar” alguém ,ou um estabelecimento por algum ocorrido, é importante saber e ter certeza dos atos. Além disso, é importante lembrar também que falsas acusações podem ter consequências prevista nas leis.

Trabalho na área de MARKETING VETERINÁRIO HÁ quase 10 ANOS, e como gestora de redes sociais, já fui contratada diversas vezes para intermediar conflitos entre empresas e clientes. Na ideia que o “cliente tem sempre razão”, alguns desses conflitos viraram “ataques terroristas” e até chantagem contra os envolvidos que tem uma reputação a perder.

É triste ver certas situações no cotidiano, e o que mais me chama atenção, é a falta de preocupação do “acusador” em relação aos seus dizeres e críticas, muitas vezes com requinte de crueldade.

ESSA POLÍTICA DE TERROR QUE SE INSTAUROU NAS REDES SOCIAIS É SIM UM REFELEXO DOS NOSSOS MOMENTOS EM SOCIEDADE.

PSICÓLOGOS E PISIQUIATRAS QUE DISCUTEM O TEMA ALERTAM PARA AS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE MENTAL DO “CANCELADO”. Esta pessoa pode perder seu emprego, sofrer retaliações físicas e mentais, ter pensamentos suicidas e despertar ansiedade. É importante lembrar que ninguém é perfeito e todos nós merecemos um julgamento no mínimo justo. Precisamos também dar chance para a retratação da pessoa, quando for provada a culpa.

Acredito que um pouco mais de compaixão e menos julgamento iria fazer muito bem. A anulação fecha a porta para um diálogo, assim como também não ajuda na possibilidade de melhoria ou mudança. Ou seja, vamos tentar parar de cancelar e ir para a parte de tentar ajudar.

 

× Fale com um Consultor